O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) é um dos maiores centros acadêmicos, de assistência em saúde e de pesquisa na área cardiovascular da América Latina, sendo a primeira organização de pesquisa acadêmica no Brasil. Esta instituição agrega a excelência clínica e a liderança acadêmica de um hospital com as potencialidades operacionais integrais de uma organização de pesquisa acadêmica.
O IDPC tem exercido papel ativo em rede colaborativa com centros pesquisadores em suas diversas seções e com estrutura para o desenvolvimento, condução e coordenação de programas de pesquisa globais. A Divisão de Pesquisa originalmente manteve o foco em doenças cardiovasculares. Atualmente, os novos projetos ramificaram às várias disciplinas da área da saúde, e têm envolvido estudos em diabetes, fatores de risco e doença cerebrovascular em populações definidas por etnia e/ou região geográfica, e determinantes de fatores de risco cardiovascular em populações urbanas e rurais do país.
O Instituto se dedica a todos os aspectos da pesquisa clínica, conduzindo diversas pesquisas multicêntricas, nacionais e internacionais, realizadas em cooperação e/ou patrocinadas pela indústria farmacêutica. Coordena desde os primeiros passos da pesquisa, com preparo e submissão regulatória ética, recrutamento, até a condução da pesquisa propriamente dita. Essas pesquisas, além de trazerem ciência e conhecimento, envolverem pesquisadores em redes nacionais e internacionais de pesquisa, podem ser benéficas aos pacientes, proporcionando o acesso a novos procedimentos e/ou medicamentos com potenciais benefícios à saúde.
Nosso objetivo é expandir o número de pesquisas realizadas no Instituto e agregar cada vez mais profissionais que tenham interesse na área de pesquisa cardiovascular e atividades afins.
O IDPC conta ainda com vários departamentos ativos na área de pesquisa básica e Experimental. Atuando em vários projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.
A divisão de Bioengenharia promove e realiza atividades em pesquisa e desenvolvimento de dispositivos médicos de suporte à vida, tais como, máquina de circulação extra-corpórea, oxigenadores de sangue artificial, desfibriladores, instrumentais cirúrgicos para procedimentos de circulação extracorpórea, marcapassos internos e externos e válvulas cardíacas tipo bola implantáveis.
O Laboratório de Investigação Molecular em Cardiologia (LIMC) iniciou suas atividades no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) em 2009, e ao longo desses 10 anos vem desenvolvendo e auxiliando projetos de pesquisa com foco na identificação e caracterização de biomarcadores genéticos e epigenéticos nas diferentes áreas da cardiologia. O compromisso do LIMC é contribuir para a construção do conhecimento na interface entre a genética e a cardiologia e, para a transferência desse conhecimento para a rotina clínica, estabelecendo novas abordagens de diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
Ao longo dos últimos anos, as ferramentas de análise no campo da genômica e epigenômica passaram por avanços tecnológicos significativos, que impactaram nas pesquisas das diversas áreas, incluindo a cardiologia. Nesse contexto, o LIMC utiliza as mais modernas abordagens tecnológicas em suas principais linhas de pesquisa, a seguir:
- Identificação e análise funcional de variantes genéticas germinativas de predisposição às Doenças Cardiovasculares;
- Análise de expressão gênica e proteica de potenciais biomarcadores associados às Doenças Cardiovasculares;
- Investigação de fatores epigenéticos associados às Doenças Cardiovasculares;
- Identificação de biomarcadores de doenças infecciosas associadas ao sistema cardiovascular.
- Farmacogenômica e Farmacoepigenômica nas Doenças Cardiovasculares.
Identificação e caracterização de potenciais alvos moleculares para o desenvolvimento de novos fármacos.
Além disso, está apta a oferecer suporte necessário para a execução de estudos clínicos, incluindo o desenvolvimento de protocolo clínico, gerenciamento do projeto per se, dos dados, monitoria clínica, bioestatística, adjudicação de eventos clínicos e elaboração da publicação científica. Este portfólio envolve projetos conjuntos com fabricantes da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos, companhias de biotecnologia e agências do governo, que podem encontrar uma instituição de pesquisa consolidada e adequadamente estruturada para responder satisfatoriamente às demandas necessárias.